Script de ligações: como criar um para falar com os seus futuros clientes

Script de ligações: como criar um para falar com os seus futuros clientes

Quando ouvimos a expressão “falar com os clientes ao telefone”, pode parecer algo negativo. Mas, não é preciso que seja. É possível criar uma abordagem comercial que seja positiva, e assim, traga resultados positivos para a empresa.

Neste artigo, você aprenderá:

  • Prospectar por telefone ainda é eficiente?
  • Os benefícios de uma prospecção comercial por telefone
  • Como criar um script de ligações

Script de ligações: como criar um para falar com os seus futuros clientes

Receber uma ligação não é algo que as pessoas adorariam receber, porém, quando essa ligação traz um diferencial, uma oportunidade, um benefício, juntamente de uma abordagem simples e objetiva, o desfecho e o resultado pode mudar.

Prospectar por telefone ainda é eficiente?

Muitas pessoas questionam se realizar ligações para prospects e clientes ainda é uma tarefa passível de resultados positivos para o negócio. A resposta é simples: sim, é. No entanto, é preciso fazer isso de forma eficiente.

Hoje, grande parte das pessoas possuem um smartphone consigo, e mesmo que este não tenha acesso à internet, é possível receber uma ligação. Isso, torna cada prospect ou cliente um contato em potencial. 

Os benefícios de uma prospecção comercial por telefone

Uma prospecção comercial pelo telefone, ou até mesmo um contato com um cliente, pode gerar muitos benefícios para o setor comercial, seja o avanço no engajamento do cliente ou na fidelização do mesmo no produto ou serviço da empresa.

O contato direto, permite ao profissional conduzir a conversa da melhor forma, identificar reações, oferecer opções diferentes de acordo com os resultados, algo que não é possível de ser realizado através de outras ações de contato.

Como criar um script de ligações

Mas, para que esses resultados positivos sejam realmente concretizados, é preciso criar uma abordagem comercial eficiente e eficaz, para que cada contato seja conduzido da melhor forma pelos profissionais da equipe comercial.

Uma ferramenta que pode ajudar muito nesse momento, é o script de ligações.

O script de ligações é um manual do profissional, que conta com as principais perguntas e respostas que podem ser direcionadas aos usuários, ou seja, um roteiro, de acordo com os resultados apresentados durante a ligação.

Pensando nisso, eu selecionei 4 passos para criar um script de ligações. Vamos lá?

#1 Defina uma abordagem comercial exclusiva

O primeiro passo, é definir uma abordagem comercial exclusiva. Um contato por telefone possui as suas particularidades, seu timing ideal e suas limitações. Por isso, não basta criar o diálogo ideal, mas também é preciso uma estratégia.

Para isso, é preciso criar um plano que traga como definição:

  • O que irá ser proposto ao cliente
  • De que forma será proposto
  • Quais os próximos passos após às ligações 

Desta forma, é possível saber os objetivos de cada ligação e os caminhos que devem ser seguidos pelo setor comercial e pelos clientes após o contato, independentemente do resultado que o contato tenha alcançado.

#2 Crie perguntas e respostas possíveis

Um script de ligações conta uma narrativa inicial, ou seja, quais serão as ações do profissional desde a sua primeira fala até a última. Assim como também, ele deve conter todas as perguntas e respostas possíveis, vindas dos prospects e/ou clientes. 

#3 Teste o seu script

Para saber se o script está de acordo com o esperado, é preciso testá-lo. Por isso, é muito importante que sejam criadas simulações entre os colaboradores do setor comercial, ou até envolvendo convidados da empresa, para colocá-lo em prática.

#4 Tenha um plano de melhoria contínua

Por fim, é preciso criar um plano de melhoria contínua, ou seja, ações que tornem o script de ligações cada vez melhor, mais eficiente e mais eficaz, uma vez que, um script de ligações não tem fim, ou seja, precisa ser constantemente atualizado.

Com a aplicação prática no dia a dia, resultados não esperados no script poderão aparecer, e eles devem ser devidamente documentados, pensados e inseridos no script para que os profissionais possam ter ações práticas a partir deles.

Vale lembrar que, o trabalho de criação de uma abordagem comercial como essa não começa no script de ligações, mas na captura de contatos comerciais – números de telefone – a serem disponibilizados à equipe comercial.

Essa é uma das tarefas mais importantes e fundamentais para o sucesso das ações comerciais, para que não sejam realizados contatos indesejáveis, ou seja, para pessoas que não solicitaram o contato por telefone.

Estratégias comuns são utilizadas no meio digital ou em ações de outbound para captura de contatos telefônicos, como o “ligamos para você”, presente em muitas páginas na internet, e formulários que tenham essa opção como obrigatória.

Pronto para prospectar pelo telefone?

Antes de você ir, eu gostaria de deixar como sugestão o curso “Venda mais usando o telefone”, ministrado pelo consultor, palestrante, especialista em vendas e alta performance, Fred Graef.

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Guilherme Bogo Vinci

Mercadólogo e publicitário dedicado. Professor e palestrante apaixonado. Escritor motivado. Investidor curioso. Ciclista todo dia. Empreendendo e aprendendo. Ensinando e ajudando quem deseja empreender. Essa é a minha vida.

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