Por falar em dívidas: 5 dicas para dar a volta por cima

Por falar em dívidas: 5 dicas para dar a volta por cima

O mundo das finanças no empreendedorismo necessita de foco e atenção a todo momento. Um pequeno deslize, uma decisão errada, pode trazer muitos prejuízos. Mas, a boa notícia é que há a possibilidade de dar a volta por cima. 

Neste artigo, você aprenderá:

  • Como lidar com as dívidas
  • A importância de uma mudança de mindset
  • 5 dicas para dar a volta por cima

Por falar em dívidas: 5 dicas para dar a volta por cima

Uma dívida. Muita gente não gosta de falar nesse assunto, principalmente, quando ele anda tirando o sono do empreendedor. Mas, é preciso assumir os erros, encarar a realidade e caminhar rumo à volta por cima na saúde financeira do negócio.

Como lidar com as dívidas

Encarar uma realidade financeira no vermelho não é uma decisão fácil, ainda mais quando esse cenário negativo envolve pessoas, como colaboradores de um negócio em risco, e claro, a família, o principal pilar da sustentação de um empreendedor.

Contudo, não é momento para reduzir a velocidade, mas de reencontrar o caminho do sucesso. Para isso, é preciso manter o foco na solução, e não no problema, com o brilho nos olhos de quem via o seu negócio no início.

A importância de uma mudança de mindset

Para uma mudança como essa, não são apenas os hábitos e as decisões que devem sofrer mudanças, mas também o mindset, a mentalidade, aliás, principalmente a mentalidade que deve receber as principais mudanças.

Não somente pelo fato de que o foco, a determinação e a motivação do empreendedor podem estar abalados com a situação negativa, mas também porque são esses fatores que irão determinar a velocidade das mudanças necessárias.

5 dicas para dar a volta por cima

Pensando nisso, eu selecionei 5 dicas simples, comuns, mas eficientes. A ideia não é revolucionar os processos nem os seus resultados, mas mostrar como dicas como essas podem trazer uma visão positiva e próspera sobre o futuro.

É claro que, eu não conheço a realidade financeira da sua empresa, a sua luta, tampouco os problemas que o seu negócio enfrentou até aqui, mas torço para que, essas dicas proporcionem ao menos novas e melhores ideias para o seu negócio.

#1 Crie um plano de recuperação

O primeiro passo, é estudar juntamente de todos os credores os prazos de cada valor vencido, criando um mapa de pagamento, considerando a realidade atual da empresa e a opção mais distante dos juros e multas com possíveis atrasos.

Um conselho importante nesse momento é, não tenha medo tampouco vergonha de pedir o apoio de profissionais especializados em gestão e finanças. Às vezes, com o apoio de uma experiência maior, o caminho se torne mais fácil e mais curto.

#2 Corte gastos

O segundo passo, é claro, cortar gastos desnecessários, e além disso, rever os custos e investimentos do negócio, buscando oportunidades de diminuí-los, sem que isso traga prejuízos na produtividade e nos resultados atuais da empresa. 

#3 Crie hábitos de economia produtiva

Muitos hábitos também podem ser implementados, dependendo do segmento do negócio, para reduzir o consumo de água, energia, telefonia e internet, entre outros custos comuns, desde que sejam saudáveis e seguros para todos.

#4 Foque na gestão de pessoas

Se o negócio se tratar de um empreendimento familiar, ou até mesmo com uma figura empreendedora única, é preciso focar no desenvolvimento profissional do empreendedor, para que possa ampliar os seus resultados em campo.

Agora, se o negócio conta com colaboradores, é muito importante manter o foco também no desenvolvimento profissional de todos, essencialmente, no quesito foco, determinação e paixão pelo negócio, para que possam enfrentar a situação juntos.

#5 Converta essa força em vendas

Com os empreendedores e seus colaboradores focados, determinados e apaixonados pelo negócio, é possível pensar em estratégias comerciais que tragam um novo ritmo para a equipe e um novo sentido ao fluxo de caixa.

Pronto para sair do vermelho?

Antes de você ir, eu gostaria de deixar uma sugestão que pode ajudá-lo(a) na percepção sobre o futuro do seu negócio, e como a tecnologia, o conhecimento e a experiência podem contribuir para os seus resultados nessa trajetória.

Já ouviu falar na Bom?

A Bom conecta investidores e fundos à empreendedores formais e informais, trazendo uma nova experiência de consumo de crédito produtivo, com orientação e acompanhamento de verdade! Apoiando o seu desenvolvimento.

Quer receber o contato de um especialista da Bom, sem compromisso, para conhecer as oportunidades que você, empreendedor de pequeno porte, pode conquistar com a empresa? Acesse o link abaixo e preencha o formulário.

Não se esqueça de compartilhar o artigo com os seus amigos empreendedores ou que possuem o desejo de mergulhar no mundo do empreendedorismo, e claro, se inscrever para receber os novos conteúdos.

Guilherme Bogo Vinci

Mercadólogo e publicitário dedicado. Professor e palestrante apaixonado. Escritor motivado. Investidor curioso. Ciclista todo dia. Empreendendo e aprendendo. Ensinando e ajudando quem deseja empreender. Essa é a minha vida.

Não vá sem deixar o seu comentário ;)

Marcações:

Deixe uma resposta