O outro lado da moeda: o quanto a sua empresa precisa de você

O outro lado da moeda: o quanto a sua empresa precisa de você

Criar um produto ou serviço revolucionário, conquistar a independência profissional e financeira, uma maior qualidade de vida, ter um negócio para chamar de seu. Gerar empregos, transformar vidas, mudar o mundo, entrar para a história. O sonho de empreender está presente na vida de muitas pessoas, e tudo isso faz parte dele.

Para isso, os empreendedores precisam de uma ideia genial, uma estratégia imbatível, um planejamento extraordinário, capital e pessoas que sejam muito mais que um time. Por este motivo, dedicam grande parte do seu tempo a encontrar e construir esses pilares tão fundamentais para o seu negócio.

Não estou criticando este modo de pensar e agir; muito pelo contrário, acredito que tudo isso é essencial, também. O meu objetivo hoje é apenas questionar e estimular a importância da condição psicológica e a preparação do próprio eu, assim como é dada até mesmo às entrelinhas da sua empresa.

Ou seja, estamos nos preparando para os desafios e obstáculos do mercado, assim como fizemos no planejamento do nosso negócio? Será que estamos preparados para os problemas, as quedas, os fracassos, assim como também para as vitórias? Já aprendemos as habilidades fundamentais para que possamos percorrer este caminho?

O outro lado da moeda: o quanto a sua empresa precisa de você

Para que possamos ampliar ainda mais essa discussão, eu separei 10 perguntas que desejaria fazer para uma coach quando há nove anos iniciei minha carreira no mundo do empreendedorismo, e pedi a ajuda da minha amiga e life coach Luiza Pellizon para respondê-las. Eu registrei todas elas e construí esse artigo.

Antes de tudo, quem é Luiza Pellizon?

Eu sou formada em administração de empresas, gestão de recursos humanos, coaching e sou especialista em produtividade e desenvolvimento pessoal. Tenho 6 anos de experiência com gestão de pessoas e amo ajudar as pessoas a desenvolverem seu potencial.

#1 Você acredita que algumas pessoas possam dedicar maior atenção ao planejamento do negócio, do que ao desenvolvimento pessoal enquanto empreendedor?

Acredito que sim, mas eu vejo uma grande mudança na forma de pensar. Os empreendedores estão entendendo cada vez mais que eles são o negócio e que a medida que eles crescem e se desenvolvem os negócios também crescem. Antigamente o desenvolvimento pessoal não era tão forte quanto é hoje.

Atualmente, as pesquisas apontam um crescimento contínuo e permanente na busca de um coach para ajudar no desenvolvimento. Pra mim, essa é a maior prova da mudança de mentalidade, mas acho que ainda tem muito o que mudar. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não despertaram para a necessidade de um desenvolvimento pessoal.

#2 Se sim, isso ajuda, prejudica, pode ser um risco ou nada interfere no desenvolvimento da empresa e do empreendedor?

O empreendedor pode crescer até um determinado ponto com seu negócio, mas vai estagnar se não houver um desenvolvimento pessoal dele. O negócio acompanha o empreendedor.

Para fazer uma empresa dar certo e se destacar no meio de tantas outras, não basta apenas habilidades técnicas, tem que haver um conjunto de coisas que se desenvolvem juntas: conhecimento, habilidade, mentalidade, qualidade de vida, inteligência emocional e resultado.

Se engana quem acredita que só precisa de um bom plano de negócios.

#3 Se sim, novamente, você acredita que isso seja uma tendência natural, relacionada às expectativas do negócio, ou ela é movida por outros fatores?

É uma tendência natural. Quando a gente abre um negócio queremos que ele dê certo, então de forma intencional e instintiva, injetamos toda a nossa atenção e recursos dentro do negócio e, como consequência, esquecemos de cuidar de outras áreas da nossa vida.

#4 Você crê que exista um “equilíbrio universal” entre essas duas necessidades, ou essa “matemática da dedicação” muda de acordo com as pessoas?

O equilíbrio entre essas duas áreas muda não apenas de pessoa para pessoa, mas também de acordo com as fases que estamos vivendo. Dificilmente, viveremos em um equilíbrio sistemático. Frequentemente, precisamos de um “desequilíbrio saudável” para conseguir alcançar nossas metas e sonhos, como também para dar mais atenção às coisas que importam para nós, como família, saúde, estudos e lazer.

#5 Eu já errei por falta de preparo emocional e por falta de conhecimento técnico. Você acha que a falta em ambos os casos pode acarretar em prejuízos para o negócio e para si mesmo, como a frustração?

Pode sim, mas precisamos entender que as frustrações acontecem quando as nossas expectativas não correspondem à realidade. Nunca estaremos 100% preparados, isso é utópico, mas podemos alinhar nossas expectativas com o que realmente podemos oferecer hoje.

A pior sensação é a de se cobrar de entregar algo que você ainda não tem habilidade para entregar. E aqui, precisamos entender que você tem potencial, mas ainda não desenvolveu a habilidade. Portanto, é preciso ter paciência e resiliência para continuar a fazer e crescer durante o caminho.

#6 Muita gente diz que, se passarmos a vida nos preparando, sem ação, não sairemos do lugar. Como identificar o momento ideal para que possamos dizer “estamos preparados”?

O momento ideal é hoje, a hora perfeita é agora. É clichê, mas é verdade. Vontade sem ação não produz resultado. Agora, o que precisa ser analisado são os impactos de certas ações, como por exemplo, pedir demissão para empreender. São poucas as pessoas que se sentem emocionalmente preparadas para esse momento, mas precisamos analisar também se estamos financeiramente preparados.

Todo mundo fala que precisamos assumir os riscos, mas muita gente pula do penhasco sabendo que existem riscos, sem saber nem quais são. Os riscos têm que ser calculados. Por outro lado, se entrar em ação não representa nenhum perigo, esperar pelo momento ideal está sendo uma desculpa para procrastinar.

#7 Resiliência, paciência, coragem, determinação. Essas são algumas das habilidades que eu busquei aprender na minha preparação para o empreendedorismo. Existe um “modelo de preparação padrão” ou esse conceito varia de acordo com o negócio e o indivíduo?

Helmuth Von Moltke disse que nenhum plano resiste ao campo de batalha. Empreender é uma oportunidade constante de aprendizado e evolução. Por mais que você se prepare antes e busque desenvolver habilidades emocionais, no campo de batalha do empreendedorismo muitas coisas vão acontecer de maneira diferente da qual você se preparou. E quando isso acontecer, tá tudo bem se você precisar de ajuda para ganhar clareza novamente.

#8 Como identificar essas necessidades de aperfeiçoamento?

A honestidade consigo é o primeiro passo. Se você não reconhecer que precisa melhorar, ninguém pode te ajudar. O segundo ponto é que muitas coisas podem estar em seu ponto cego. Você não reconhece uma necessidade de aperfeiçoamento se não a vê.

Por isso é muito importante estar em contato com pessoas que possam te dar feedback e apontar seus pontos cegos. E o terceiro ponto é buscar um coach que possa te desenvolver. Ele vai te ajudar a se desenvolver e alcançar resultados maiores e melhores.

#9 Qual a dica que você dá para aqueles que desejam identificar os pontos de melhoria de forma autodidata?

Faça uma auto avaliação e procure pessoas que possam te dar feedbacks sinceros. A auto avaliação tem o objetivo de listar as coisas que você já vê, mas que ainda não tinha tomado nenhuma ação para melhorar, e o feedback te ajudará a identificar os seus pontos cegos.

#10 Qual a dica que você dá para aqueles que desejam buscar, agora juntamente de um profissional de coaching, a preparação ideal para ambas as necessidades do empreendedorismo?

Seja honesto consigo mesmo para ser honesto com seu coach, somente assim ele vai poder te ajudar com suas reais necessidades.

Gostou? Curta o artigo e compartilhe com os seus amigos 🚀

Antes de sair, não se esqueça de deixar o seu comentário. Eu gostaria muito de saber a sua opinião sobre o assunto 💬

👉🏼 Para acompanhar os meus conteúdos diários, basta me seguir no Linkedin ou acompanhar o meu blog.

Até a próxima, pessoal! 🙂

Guilherme Bogo Vinci

Mercadólogo e publicitário dedicado. Professor e palestrante apaixonado. Escritor motivado. Investidor curioso. Ciclista todo dia. Empreendendo e aprendendo. Ensinando e ajudando quem deseja empreender. Essa é a minha vida.

Não vá sem deixar o seu comentário ;)

57 comentários em “O outro lado da moeda: o quanto a sua empresa precisa de você”

  1. I just wanted to write down a brief message in order to thank you for the fantastic techniques you are giving on this website. My long internet search has finally been compensated with incredibly good content to go over with my close friends. I would assert that many of us readers actually are very much blessed to exist in a superb site with so many perfect individuals with good points. I feel truly lucky to have come across the web pages and look forward to so many more fun moments reading here. Thanks a lot once again for everything. viagra free sample

  2. Greetings from Carolina! I’m bored to tears at work so I decided
    to browse your site on my iphone during lunch break.
    I really like the information you present here and can’t wait to take
    a look when I get home. I’m shocked at how quick your blog loaded on my mobile ..

    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, very good blog!

  3. It’s the best time to make some plans for the future and
    it is time to be happy. I’ve read this post and if I could I wish to suggest you some interesting
    things or advice. Maybe you can write next articles referring to this article.
    I want to read even more things about it!

  4. It’s the best time to make some plans for the future and it’s time to be
    happy. I’ve read this post and if I could I want to suggest you some interesting things or
    suggestions. Maybe you could write next articles referring to this article.
    I desire to read even more things about it!

  5. It is appropriate time to make a few plans for the longer term
    and it is time to be happy. I have read this put up and if I may I wish
    to counsel you some attention-grabbing things
    or tips. Maybe you can write next articles relating to this article.
    I wish to read more things about it!

  6. Thanks for giving your ideas right here. The other matter is that if a problem comes up with a computer motherboard, people today should not go ahead and take risk associated with repairing that themselves for if it is not done properly it can lead to permanent damage to all the laptop. It will always be safe just to approach any dealer of that laptop for that repair of its motherboard. They’ve already technicians who have an expertise in dealing with laptop motherboard complications and can have the right analysis and conduct repairs.

  7. It’s perfect time to make a few plans for the longer term and it’s time
    to be happy. I have learn this publish and if I may just I wish to counsel you some attention-grabbing
    things or advice. Perhaps you can write subsequent articles regarding this article.
    I wish to learn even more issues about it!

  8. Having read this I believed it was extremely enlightening. I appreciate you finding the time and effort to put this content together. I once again find myself spending way too much time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it!

  9. Woah! I’m really loving the template/theme of
    this website. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to get that “perfect balance” between superb
    usability and visual appearance. I must say you’ve done a superb job with this.

    Additionally, the blog loads super quick for me on Firefox.
    Exceptional Blog!

  10. Howdy, I think your web site could possibly be having browser compatibility problems. Whenever I take a look at your site in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it’s got some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads up! Besides that, wonderful blog!

  11. Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon on a daily basis. It’s always useful to read content from other authors and use something from other web sites.

  12. Thank you for your blog post. Velupe and I happen to be saving for our new ebook on this topic and your writing has made us to save the money. Your notions really answered all our concerns. In fact, over what we had acknowledged prior to when we came across your amazing blog. I actually no longer nurture doubts along with a troubled mind because you truly attended to all of our needs right here. Thanks

  13. I precisely had to say thanks again. I do not know the things that I could possibly have worked on in the absence of those advice shown by you directly on my problem. Completely was a difficult condition in my position, but seeing a professional strategy you resolved it made me to weep with happiness. I am thankful for the information and as well , have high hopes you really know what a great job you’re undertaking teaching people today through the use of your webblog. Probably you haven’t encountered any of us. cialis generic.

  14. After study a handful of the blog articles in your website now, we genuinely much like your means of blogging. I bookmarked it to my bookmark site list and are checking back soon. Pls check out my web site at the same time and figure out if you agree.

  15. Amazing blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere? A theme like yours with a few simple adjustements would really make my blog jump out. Please let me know where you got your design. Many thanks

  16. Amazing blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere? A theme like yours with a few simple adjustements would really make my blog jump out. Please let me know where you got your design. Many thanks

  17. I just want to mention I’m all new to weblog and truly savored this blog. Probably I’m want to bookmark your site . You absolutely come with perfect article content. Bless you for revealing your web page.

  18. F*ckin’ tremendous things here. I’m very satisfied to look your article. Thanks so much and i am taking a look forward to touch you. Will you please drop me a mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.