Como vender pelo WhatsApp: 4 passos para utilizar a ferramenta de forma simples e eficiente

Como vender pelo WhatsApp: 4 passos para utilizar a ferramenta de forma simples e eficiente

A tecnologia está transformando os resultados por onde passa, e no setor comercial, não seria diferente. Para aproximar ainda mais os consumidores do setor comercial da sua empresa, o WhatsApp pode se tornar uma ótima opção.

Neste artigo, você aprenderá:

  • Por que o WhatsApp é uma ferramenta de vendas eficiente
  • A importância de uma abordagem comercial produtiva
  • 4 passos para utilizar a ferramenta

Como vender pelo WhatsApp: 4 passos para utilizar a ferramenta de forma simples e eficiente

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais conhecidos ao redor do mundo. Sua facilidade ao enviar mensagens, participar de grupos de conversas e seus recursos de envio de informações, como fotos e vídeos, ganharam a confiança e o coração das pessoas. 

Por que o WhatsApp é uma ferramenta de vendas eficiente

O WhatsApp Business, por sua vez, versão do aplicativo mensageiro para empresas, veio para levar essa facilidade e agilidade para o setor de comunicação das empresas, seja internamente ou externamente.

No setor de vendas, por exemplo, o aplicativo pode se tornar uma ferramenta de vendas muito eficiente, na recepção de novas prospecções e na condução das mesmas em uma jornada de compra de sucesso.

A importância de uma abordagem comercial produtiva

No entanto, somente o uso do aplicativo não faz milagres, é preciso contar com uma abordagem comercial produtiva, ou seja, um passo a passo de como será a recepção dos consumidores até o fechamento da venda, também pelo aplicativo.

Como será essa recepção, quais horários ela estará disponível, quais perguntas serão feitas aos usuários, quais respostas podem ou não podem ser dadas pelo aplicativo. Essas e muitas outras perguntas devem estar presentes nessa abordagem comercial.

4 passos para utilizar a ferramenta

Para ajudar nesse desafio, eu selecionei 4 passos para colocar em prática essa tarefa e implementar o uso do WhatsApp Business como uma ferramenta de vendas simples e eficiente para o seu negócio. Vamos lá?

#1 Instale o WhatsApp Business e configure a sua empresa

O primeiro passo, é claro, fazer o download do aplicativo WhatsApp Business e realizar a configuração da sua empresa no mesmo. O aplicativo está disponível na loja de aplicativos do seu smartphone.

Uma observação importante: o ideal é que esse processo seja realizado em um smartphone exclusivo da empresa. 

Não somente para separar os ambientes e as informações pessoais e profissionais, mas porque ao instalar a versão Business em um smartphone que já conta com o WhatsApp comum, ele irá realizar a migração dos dados, e não manter duas contas. 

#2 Estabeleça uma jornada de compra específica para a abordagem via aplicativo

Com o aplicativo configurado com todas as informações da empresa, é hora de começar a pensar na abordagem comercial que será utilizada. Algumas perguntas devem ser realizadas antes de definir a abordagem ideal. Veja alguns exemplos:

  • Quem responderá as mensagens?
  • Qual o horário de funcionamento via aplicativo?
  • Como será a recepção dos usuários?
  • Quais perguntas podem ser realizadas aos usuários para guiá-lo na jornada de compra?
  • Quais perguntas e respostas não devem ser realizadas aos usuários
  • Quando o usuário decidir adquirir comprar o produto ou contratar o serviço, como será o processo a partir do app?

Além, é claro, de outros cuidados básicos, como a linguagem utilizada e o foco na aplicação das regras de língua portuguesa. Um script de perguntas e respostas, por exemplo, pode ajudar muito a equipe de vendas nesse momento.

#3 Prepare os conteúdos necessários

Para guiar o usuário do desejo à decisão de compra, um diálogo será realizado e durante ele, muita dúvidas sobre o produto ou serviço em questão serão colocadas à prova. Para isso, é preciso preparar os conteúdos necessários previamente.

Catálogo de produtos, fotos reais dos produtos, vídeos demonstrativos de utilização, manuais técnicos. Todos esses materiais podem ajudar a equipe comercial na busca pelo sucesso da prospecção, e é dever do empreendedor prepará-los anteriormente.

#4 Treine a sua equipe de vendas

Não deixe para identificar gaps e problemas de comunicação e/ou gestão quando estiver atendendo a uma prospecção real da sua empresa. Crie jornadas de testes e prepare situações diferentes para que a sua empresa conquiste experiência.

Pedir para que pessoas externas ao ambiente comercial ou até mesmo da empresa realizem uma prospecção, demonstrativa, também pode ser uma ótima opção para medir a eficiência da abordagem comercial e da equipe de vendas no atendimento.

Pronto para vender ainda mais pelo WhatsApp?

Antes de você ir, eu gostaria de deixar como sugestão o curso “Como aumentar suas vendas pelo Whatsapp”, do Andre Silva, para que você possa conquistar ainda mais conhecimento e experiência para melhorar as vendas da sua empresa.

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Guilherme Bogo Vinci

Mercadólogo e publicitário dedicado. Professor e palestrante apaixonado. Escritor motivado. Investidor curioso. Ciclista todo dia. Empreendendo e aprendendo. Ensinando e ajudando quem deseja empreender. Essa é a minha vida.

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