Como estratégias de vendas podem se tornar grandes diferenciais do negócio

Como estratégias de vendas podem se tornar grandes diferenciais do negócio

Eu gosto muito de observar as iniciativas dos empreendedores ao buscar diferenciais para os seus negócios, seja visando ampliar a receita, driblar possíveis baixas nos ganhos, ou até mesmo encontrar micro nichos para atuar, dentro ou fora do segmento.

Essa pluralidade, ao oferecer o mesmo produto ou serviço ao final, mas através de propostas totalmente diferentes, por meio de estratégias de vendas inovadoras, simplesmente me encantam.

Como estratégias de vendas podem se tornar grandes diferenciais do negócio

Navegando pela internet e nas redes sociais, folheando jornais e revistas, ou até mesmo os clássicos flyers que recebemos na rua ou no trânsito, podemos perceber a movimentação dos empreendedores em busca das estratégias ideais.

Uma corretora de imóveis que também oferece itens de decoração, por meio de uma parceria, para completar a satisfação dos clientes, e uma lanchonete levou a qualidade dos seus serviços para festas e condomínios, através de um food truck.

Um corretor de investimentos que também dá cursos na internet para atrair clientes e gerar uma renda extra, e uma sorveteria que oferece fondue e petit gateau no inverno, para driblar os obstáculos da estação no segmento.

Muito mais do que simples estratégias de vendas, criadas para gerar lucro, estas propostas se tornam grandes diferenciais para os consumidores, na hora de bater o martelo e escolher o melhor produto ou serviço para as suas necessidades.

O foco continua sendo a venda de imóveis, de buffets, de serviços financeiros e de doces, respectivamente. A grande diferença, é que através das propostas apresentadas, a satisfação do cliente ao final, poderá ser melhor.

Um verdadeiro desafio para os empreendedores

No entanto, construir estratégias aderentes, de grande aceitação no mercado, e por sua vez, lucrativas, não é uma tarefa tão simples. É preciso conhecer muito bem o seu público alvo e estar conectado a cada passo dele.

Isso porque, as regras no mercado mudam, as tendências mudam, e o modo de pensar e agir das pessoas também. O que ontem era inovador e disruptivo, pode não ser hoje, e o que surpreenderia o cliente ontem, pode não surpreender hoje também.

Para alcançar o sucesso nesse desafio, é preciso uma boa dose de criatividade, uma pitada de ousadia, e principalmente, resiliência, na adaptação das estratégias considerando os riscos e as necessidades do mercado e dos clientes.

O simples também conta – e muito

Esta semana, enquanto “passeava” pelo Instagram, rede social que eu mais utilizo após o Linkedin, encontrei uma loja de moda masculina. Embora eu tenha gostado dos produtos, não havia decidido adquirir nada, pelo menos naquele momento.

Resolvi seguir o perfil para acompanhar as novidades, enquanto decidia se iria comprar algum produto. Logo após, recebi uma mensagem automática dizendo que eu havia ganhado 5% de desconto na primeira compra, como gratidão por seguir a loja na rede.

Estes gatilhos, embora extremamente simples, também podem se tornar grandes diferenciais para os usuários, gerando ótimos resultados, principalmente na internet, com o apoio das soluções tecnológicas na interação com o cliente.

O grande segredo ao construir um diferencial para o seu negócio, está em fazer a diferença na vida do cliente, e que essa diferença seja suficiente para fazê-lo optar pela sua oferta, ao invés de aguardar a próxima.

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Até a próxima, pessoal! 🙂

Guilherme Bogo Vinci

Mercadólogo e publicitário dedicado. Professor e palestrante apaixonado. Escritor motivado. Investidor curioso. Ciclista todo dia. Empreendendo e aprendendo. Ensinando e ajudando quem deseja empreender. Essa é a minha vida.

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