A importância do planejamento de conteúdo para as redes sociais

A importância do planejamento de conteúdo para as redes sociais

Mesmo quem conhece pouco – ou nada – sobre internet sabe que, ao começar um novo negócio, é preciso investir na divulgação da sua empresa e dos seus produtos e serviços através das redes sociais para alcançar bons resultados.

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é um plano de conteúdo – focado em redes sociais
  • A importância de um planejamento de conteúdo
  • Quais itens não podem faltar em um plano de conteúdo

A importância do planejamento de conteúdo para as redes sociais

Muitos começam timidamente, por meio de perfis pessoais ou pequenas páginas, criadas a partir de conteúdos criados ‘com o que dá’, ‘com o que sabe’, e não poderia ser diferente, pois como dizem por aí, feito é melhor do que perfeito.

No entanto, chega um determinado momento em que as coisas precisam se tornar diferentes para alcançar melhores resultados. É preciso profissionalizar, não somente os empreendedores por trás do negócio, mas o próprio negócio. 

O que é um plano de conteúdo – focado em redes sociais

Quando falamos em redes sociais, o primeiro passo para alcançar bons resultados, é claro, criar um plano de conteúdo. Mas, antes de criá-lo, é preciso checar dois requisitos: quais as minhas personas e quais os diferenciais do meu negócio.

A persona servirá como base para encontrar os seus futuros clientes, ou seja, quem são e onde estão, e os diferenciais do seu negócio para saber o que cada publicação do plano de conteúdo deve oferecer aos seus clientes.

Com essas informações em mãos, é possível criar o tão sonhado plano de conteúdo para as redes sociais. Uma ‘planilha’, com todas as publicações que serão realizadas em um determinado período, em todas as redes sociais.

A importância de um planejamento de conteúdo

Um bom plano de conteúdo contém publicações claras e objetivas, voltadas para cada etapa do funil de marketing, nutrindo cada usuário por meio da entrega de valor prometida nas divulgações que serão realizadas.

Isso porque o plano de conteúdo não tem apenas a função de organizar as informações que serão publicadas, mas também ajudar a entregar todas as informações necessárias para que a persona seja impactada.

Quais itens não podem faltar em um plano de conteúdo

Para começar a criar um plano de conteúdo, é preciso colocar no papel as redes sociais que farão parte do plano, a quantidade e a periodicidade de publicações, um goal – objetivo – para cada publicação e a abordagem que será utilizada.

Com essas informações estratégicas em mãos, é possível colocar a mão na massa e começar a criar uma chamada para cada publicação. Essa chamada será o conteúdo programado nas redes sociais para ser publicado.

Ah, e é claro, um item que não pode faltar, de maneira alguma, em uma chamada para as redes sociais, é a arte. Seja uma foto que simbolize o que está sendo proposto no post ou uma arte digital criada especialmente para ele. 

Se engana quem pensa que a tarefa acaba por aqui. O trabalho do social media vai muito além de um plano de conteúdo. É preciso acompanhar os resultados de cada uma das publicações, promover o que deu certo e corrigir aquelas que não.

Inscreva-se para receber os melhores conteúdos diretamente no seu e-mail!

Antes de você ir, eu gostaria de fazer uma pergunta chave, que pode mudar a sua percepção sobre as redes sociais em relação aos resultados do seu negócio, e como você deve encará-las daqui em diante. Pode ser? Lá vai!

Você acredita que as redes sociais são fundamentais para os resultados do seu negócio?

Se a sua resposta for “Não”, tudo bem. Você conhece a sua persona melhor do que eu. Agora, se a sua resposta for “Sim”, eu gostaria de lhe apresentar uma ferramenta genial quando o assunto é redes sociais.

Estou falando do RD Station. Uma plataforma incrível que permite gerenciar e automatizar as suas principais ações de marketing digital, inclusive, as suas redes sociais. Acesse o link abaixo para saber mais e testar a ferramenta agora!

Não se esqueça de compartilhar o artigo com os seus amigos empreendedores ou que possuem o desejo de mergulhar no mundo do empreendedorismo, e claro, se inscrever para receber os novos conteúdos.

Guilherme Bogo Vinci

Mercadólogo e publicitário dedicado. Professor e palestrante apaixonado. Escritor motivado. Investidor curioso. Ciclista todo dia. Empreendendo e aprendendo. Ensinando e ajudando quem deseja empreender. Essa é a minha vida.

Não vá sem deixar o seu comentário ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.