10 hábitos para fazer de 2020 um ano muito melhor

10 hábitos para fazer de 2020 um ano muito melhor

Um artigo clichê? Não. Eu sei que você leu tópicos como esses em 2018, 2019 e está lendo agora em 2020. Sabe por quê? Porque é um artigo sem prazo de validade. Ontem, hoje ou amanhã, esses hábitos foram, são e sempre serão uma oportunidade para quem deseja escrever uma história diferente.

No entanto, a escolha é exclusivamente nossa.

É claro que, seria incrível se conquistássemos todos esses hábitos e resultados fantásticos todos os dias. No entanto, sabemos dos nossos obstáculos e desafios. Por isso, o único conselho que posso te dar hoje é: o importante é começar. 

10 hábitos para fazer de 2020 um ano muito melhor

Nas próximas linhas, eu listei 10 hábitos que eu desejo investir em 2020 – ou voltar a investir, e resolvi compartilhar com vocês. Talvez, eles façam sentido para você, e possam, estar presentes na sua lista de hábitos a serem conquistados em 2020.

Vamos lá?

#1 Dormir melhor

Eu tenho um grande problema com a necessidade de dormir. Minha mente está acostumada a trabalhar até tarde e minha rotina começa muito cedo. Por isso, nos últimos anos, são raras as vezes que eu dormi mais do que quatro horas por dia.

Para 2020, quero escrever uma história diferente. Dormir bem é fundamental para a qualidade do nosso dia e para a nossa saúde, então, com a ajuda de outros tópicos deste artigo, pretendo dormir ao menos seis horas todos os dias. É um começo. 

#2 Meditar diariamente

Eu trouxe essa meta para 2019 e comecei muito bem. Foram meses de meditação duas vezes ao dia e o resultado foi incrível. No entanto, acabei atropelando tudo em razão da rotina e abandonei esse hábito na metade do ano. Um grande erro.

A ideia é retomar a meditação ao menos uma vez ao dia, antes de dormir, para ajudar na qualidade do sono e no alívio do estresse “conquistado” ao longo da rotina diária. Para quem está se perguntando, utilizo as práticas guiadas do Insight Timer.

#3 Planejar cada dia

Neste terceiro tópico, uma ideia que “roubei” da Mikarla Freitas. Aproveitar o final de domingo – um horário onde estou normalmente tranquilo e relaxado – para planejar cada dia da semana. A ferramenta que uso é o Trello.

O objetivo é selecionar as principais tarefas que tenho, eventos, compromissos, e organizar de forma que eu não esqueça nenhuma delas, e possa, reorganizar a minha agenda caso não consiga cumprir alguma delas.

#4 Ter metas definidas

Nós queremos muitas coisas. Sejam conquistas pequenas ou grandes. Escrever um artigo semanalmente, ler x livros em um ano, reformar algum item, comprar algo novo. Eu sempre trabalhei no “sobrou tempo barra dinheiro, o que eu faço?”.

Esse ano, quero aplicar a lógica inversa de tudo que sempre fiz. Começo o ano com uma lista de metas, assim como todos os anos, mas diferente dos outros, conto com o tópico #3 do artigo de hoje para conseguir alcançá-las. 

#5 Desenvolver habilidades

Assim como você, eu vejo o mundo em constante evolução e muitas novas habilidades sendo requisitadas no mercado, que podem contribuir para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Conquistá-las, se tornou uma meta.

Vou ser generalista porque podemos ser de áreas totalmente diferentes. Mas, entre elas podem estar fazer networking, vencer a timidez, aprender oratória, negociação, alguma atividade técnica. Conto com o tópico #3 também nesse caso.

#6 Conquistar uma alimentação mais saudável

Quem me conhece sabe da minha luta com a alimentação. Evito comer carnes, e devido alguns problemas de saúde no final de 2019 – gastrite, para ser sincero – decidi investir ainda mais em uma alimentação saudável.

Itens que já consumia pouco, como refrigerantes e gorduras, resolvi excluir de uma vez do meu cardápio, e outros, devido a intolerância à lactose, como o chocolate, o leite – exceto pães – também farei uso bastante reduzido no dia a dia.

A única obrigação para todos aqui é seguir uma boa nutricionista.

#7 Investir todos os meses

Esse é um assunto um tanto delicado e que eu prefiro deixar a profundidade para os especialistas em finanças que você escolher. No entanto, gostaria de evidenciar a importância da educação financeira e dos investimentos na sua vida. 

Parte fundamental das minhas metas, que você já leu nesse artigo, os investimentos trazem muito mais do que segurança para este mercado instável e cheio de surpresas, eles permitem a conquista de uma vida de resultados muito diferentes.  

#8 Ler todos os dias

Quem acompanha o meu dia a dia nas redes sociais, principalmente no Instagram, sabe do meu amor pela leitura e o quão ela é presente no meu dia a dia. Mas, mesmo assim, me peguei em momentos distante dos livros este ano.

Por isso, com a ajuda do tópico #3 também, pretendo identificar momentos ociosos do meu dia a dia e transformá-los em exercícios de leitura. São horários de café, do almoço, na sala de espera ou de tranquilidade aos finais de semana.

#9 Fazer exercícios todos os dias

Em 2019, eu tomei uma das decisões mais difíceis. Vendi meu carro, entreguei a vaga de estacionamento na empresa em que trabalho e comprei uma bicicleta. Isso, para conquistar resultados melhores em três áreas da minha vida.

A primeira, a financeira. Com o valor do que antes era liquidado em parcelas do financiamento, manutenção, seguro e documentação do carro, estou investindo em melhores conquistas e que trarão resultados muito melhores no futuro.

A segunda, a saúde. Eu era uma pessoa muito sedentária e isso trouxe grandes problemas ao longo dos anos. Por isso, além da bike ajudar nesse sentido, decidi voltar para a academia em janeiro, ao menos três vezes por semana.

A única obrigação para todos aqui é consultar um médico antes disso.

#10 Fazer networking

Eu me considero um profissional bastante presente na web e nos eventos da minha área. No entanto, sinto que poderia contribuir mais com outros profissionais e ampliar o meu conhecimento e experiência se investisse mais em networking.

Por isso, preparei algumas ações, desde se tornar mais participativo no dia a dia das pessoas que estão ao meu redor até se envolver mais nos projetos destas mesmas pessoas – desde que seja convidado, é claro.

Quais desses hábitos fazem sentido para você também?

Conta aí nos comentários a sua lista de hábitos, e que possamos retornar aqui ao final de 2020, contar quais deles – esperamos que todos – conseguimos manter vivos em nosso dia a dia. Topa o desafio?

Ah, amanhã tem 5 hábitos para excluir da nossa vida em 2020. Fique ligado!

Um Feliz 2020 para você! 🥂

Guilherme Bogo Vinci

Mercadólogo e publicitário dedicado. Professor e palestrante apaixonado. Escritor motivado. Investidor curioso. Ciclista todo dia. Empreendendo e aprendendo. Ensinando e ajudando quem deseja empreender. Essa é a minha vida.

Não vá sem deixar o seu comentário ;)

Marcações:

Deixe uma resposta